Bioen Solutions

 

Impactos de biotecnologia no enfrentamento de climas futuros

Bioinformática e edição de genoma trazem novas rotas para acelerar o desenvolvimento genético de novas variedades; cana-energia pode se tornar variedade a agregar alta produtividade de biomassa e resistência ao estresse hídrico.

 


“Memória” da cana pode contribuir para aumentar tolerância à seca

Pesquisa coordenada por docente de fisiologia vegetal da Unicamp sugere que muda de cana desenvolvida sob estresse hídrico controlado pode ampliar a sua capacidade para enfrentar a estiagem.


Melhoramento clássico mantém-se na liderança da oferta de variedades de cana tolerantes à seca

Variedade do IAC, resistente ao estresse hídrico, lançada em 2017, já obtém em Goianésia uma produção 25% acima da média das demais variedades; Ridesa aposta em atuação conjunta das áreas de melhoramento clássico e biotecnologia na busca por novas variedades.


Sistema de irrigação pode aumentar produtividade da cana em até 200%

Gotejamento permite maior produção mesmo em irrigação com déficit hídrico.


Novas práticas e tecnologias reduzem consumo de água no setor sucroalcooleiro

Do plantio ao processamento da cana, novas técnicas e pesquisas buscam tornar mais eficiente o uso da água nas diversas fases da cadeia produtiva.


Investimentos em irrigação e biogás entram no radar dos produtores de açúcar e etanol

Queda de produção devido às mudanças climáticas e Renovabio estimulam busca por segurança hídrica e ampliação na geração de bioenergia.


Modelagens climáticas indicam aumento dos eventos extremos de clima no país

Projeções sugerem que região centro sul deve se preparar para secas mais prolongadas e chuvas intensas; o setor agrícola, incluindo cana-de-açúcar, está entre os que serão mais afetados pelos impactos futuros do clima no Brasil.


Infográfico - BIOEN pesquisa a seca